Programa Dentro e Fora da Lei - ao vivo a partir das 9:45 da manhã,

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

O pleno do Tribunal regional eleitoral do Ceará-TRE-CE deverá se reunir hoje e poderá julgar a cassação dos mandatos e registros de candidaturas do prefeito de Aracoiaba, Antônio Claudio, e da sua vice, Dona Bil( foto ), mãe do cantor  Wesley Safadão, que são acusados da prática de crimes de abuso de poder político e econômico, segundo ação interposta pela coligação liderada pelo PDT que, nas últimas eleições participou do pleito através do candidato Thiago Campelo.

 

É bom frisar que Thiago Campelo é advogado e fora procurador do município de Aracoiaba e tem por objetivo ocupar a cadeira que já foi o trono de sua mãe, a também advogada Marilene Campelo, por três oportunidades.

A juiza eleitoral de Aracoiaba, Dra. Cynthia Nóbrega Pereira Franklin Thomaz tão logo recebeu a representação com parecer do órgão do ministério público decidiu pela cassação dos mandatos e registros das canidaturas de Antônio Claudio e Maria Valmira  Silva de Oliveira, mais conhecida como Dona Bil, que recorreram junto ao TRE-Ce.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, vice presidente e corregedora daquela corte de jutiça eleitoral, suspendeu a decisão da juiza de Aracoiaba, Dra. Cyntia, avocando para sí todo o caso e também a responsabilidade sobre ele. O fato se deu na tarde do último dia 02 de outubro, dia das eleições municipais, para que o pleito não sofresse solução de continuidade. A suspensão da decisão da juiza eleitoral de Aracoiaba tem prazo de validade e este prazo pode ter fim, exatamente hoje, se o TRE-CE resolver julgar a questão na reunião do pleno desta quinta feira.

A justiça eleitoral de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, também teve o mesmo comportamento casando o mandato e o registro da candidatura de Rosinha Garotinho, então canfdidata a reeleição como prefeita daquela cidade fluminense. O caso também está pendente de decisão do TRE-RJ. Em Belém do Pará, o prefeito reeleito Zenaldo Coutinho, do PSDB, está às voltas com denúncias de corrupção eleitoral e o caso está nma dependencia de julgamentto do TRE-PA. Como em Aracoiaba, a população das cidades citadas está numa expectativa sem precedentes e no aguardo de decisão da justiça. Caso se confirme pelo TRE-CE a cassação dos mandatos e dos registros das candidaturas do prefeito Antônio Claudio e da vice prefeita Dona Bil, os mesmos deverão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, que normalmente vem confirmando decisões dos tribunais regionais eleitorais.Se não houver celeridade nos julgamentos do TRE-CE e TSE, Aracoiaba poderá ser administrada pelo próximo presidente da sua câmara municipal a ser eleito em primeiro de janeiro de 2017.Se o TRE-CE e o TSE entenderem que o prefeito Antônio Claudio e a sua vice prefeita Dona Bil cometeram crimes de abuso de poder político e abuso de poder econômico e, portanto, devem ter seus mandatos e registros de candidaturas cassados, eles ficarão inelegíveis por um período de oito anos e serão marcadas novas eleições municipais em Aracoiaba.   

 

 

Copyright © 2019 Você por dentro de tudo. Todos os direitos reservados.
Partner by Joomla Perfect Templates