Programa Dentro e Fora da Lei - Inovação e Tecnologia você encontra na TV Aranews

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Cerca de 100 policiais militares de batalhões especializados da Bahia chegaram ao Ceará, na manhã deste domingo(6). Os militares ficarão à disposição do Governo do Ceará até 20 de janeiro, segundo decreto assinado pelo governador da Bahia Rui Costa, que atendeu a uma solicitação do governador Camilo Santana.

Os agentes de segurança baianos são todos de unidades especializadas em patrulhamento rural e urbano, além de quatro explosivistas, que trabalharão em conjunto com o Grupo de Ações Táticas Especiais do BPChoque da Polícia Militar do Ceará. Os PMs da Bahia são do Batalhão de Policiamento de Choque daquele Estado, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE – do litoral norte e pólo industrial) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A frota de ônibus de Fortaleza disponibilizada para circular neste domingo (6) terá uma paralisação das 13h30 às 15h30. Segundo o Sindiônibus, a medida é por conta da troca do efetivo da polícia que está realizando a segurança dos coletivos.

Ao todo, 136 veículos e 81 linhas de ônibus estão em operação no plano emergencial, que conta com três policiais embarcados em cada veículo.

Até o momento, 110 pessoas foram capturadas pela polícia por suposto envolvimento nos ataques criminosos que acontecem desde o dia 2. No total, foram 76 presos e 34 adolescentes apreendidos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública.

Na madrugada deste domingo (6), dois outros suspeitos ainda não identificados foram mortos em confronto com a polícia.

Perguntado sobre a divisão dos presídios cearenses por facções, o secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, afirma que não fará diferenciação do tipo entre os detentos. "Os presos devem ser tratados de forma igual, como determina a Lei. A organização deles e o funcionamento de um presídio devem ser de determinação exclusivas do Estado".

Sobre presos de alta periculosidade, o secretário afirmou que "transferências estão sendo analisadas, em sendo necessárias, serão feitas".

O Centro Fashion, centro comercial localizado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, suspendeu o funcionamento neste domingo (6) devido à redução da frota de ônibus na cidade.

Em comunicado publicado na página do empreendimento, a administração do local informa que o funcionamento volta ao normal na quarta-feira (9).

O comércio do local também foi fechado na última sexta-feira (4), sob a mesma justificativa com relação a "questões de mobilidade urbana do momento atual".

Homens da Força Nacional estão ocupando o terminal de ônibus do Antônio Bezerra, na manhã deste domingo(6). A movimentação é bastante tranquila.

Poucos coletivos estão circulando. De acordo com uma passageira, ela está aguardando na fila há uma hora e ainda vai ter que passar mais uma hora para conseguir sair do terminal de ônibus.

É falsa a informação de que o caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado na Beira-Mar foi alvo de ataque criminoso. Uma imagem do local destruído está circulando na internet. De acordo com a empresa, o equipamento foi desativado por decisão do banco, que contratou uma especializada para desmontar e retirar o ponto de autoatendimento do local.

O secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, afirma conhecer bem o sistema prisional brasileiro e pontua que o Ceará possui uma boa estrutura penitenciária. "Conheci de perto os esforços realizados no Ceará quando aqui estive, por seis meses, em 2016, auxiliando na estabilização do sistema, como parte da Força Integrada Penitenciária de Intervenção (FIPI). Nessa época, atuei dentro das unidades prisionais e tive um contato estreito com o sistema penitenciário cearense. O Ceará tem boa estrutura, faz investimentos e vem buscando ser referência nesta área", diz.

A respeito do perfil de abordagem aos presos, Albuquerque afirma que seguirá a legislação existente. "Organizarei as unidades, respeitando o que diz a Lei de Execução Penal, que tanto disciplina o funcionamento, como determina os direitos e deveres da pessoa presa", afirma.

Ainda na noite deste sábado, 5, criminosos tentaram incendiar o posto do Detran no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. As chamas atingiram uma empresa de confecção de placas.

Compartilhar
14:51
Base de operadora de telefonia é atacada; 12 cidades ficam sem o serviço
Diário Diário
Suspeitos explodiram na manhã deste domingo(6), uma antena de operadora de telefonia na localidade da Barragem de Pedrinhas em Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe. Devido ao ataque, doze municípios da região estão sem o serviço de telefonia.

Equipes da perícia estão no local. A polícia está a procura dos suspeitos.

Em nota, a operadora Tim informa que "um importante site da companhia, localizado a cidade de Limoeiro do Norte, foi danificado por ações de vandalismo impactando a prestação dos serviços de voz e dados em 12 cidades do interior do Ceará. A operadora lamenta o ocorrido e informa que equipes técnicas já atuam em conjunto para o restabelecimento dos serviços o mais breve possível".

Impedir a entrada de objetos nos presídios é uma das prioridades do novo secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, o gestor comentou também sobre a implantação de bloqueadores de sinal telefônico. "É uma das medidas, mas não a única. Investir nos equipamentos que impeçam a entrada de objetos é um trabalho mais importante e que vamos aprimorar aqui", disse.

Mauro Albuquerque ressaltou também que considera importante a abordagem do tema da segurança pública em um âmbito federal. "O crime hoje está organizado nacionalmente, para além das divisas. Então não adianta uma unidade possuir o bloqueio e as demais, não. Iniciativas como o Sistema Único de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário são importantes para essa nacionalização das medidas", pontuou.

Criminosos explodiram três dinamites na Ponte do Peixe Gordo, que liga Tabuleiro do Norte a São João do Jaguaribe, na madrugada deste domingo (6). A explosão de pequenas proporções ocorreu por volta de 4h e foi direcionada aos três buracos de escoamento de água da ponte.

A PM esteve no local com a PRF que, por sua vez, acionou o DNIT. Por enquanto, o trânsito de veículos permanece normal na região e o policiamento segue reforçado com a PRF e as viaturas da PM de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Limoeiro do Norte.

A área do viaduto atingido por uma bomba na BR-020, em Caucaia, continua interditada. Ainda não há informação sobre a liberação do trecho para a passagem de veículos. O serviço de escoramento realizado pelo DNIT no local foi concluído nesta sexta-feira (5). O equipamento corria o risco de desabar após a explosão atingir uma das pilastras de sustentação.

Em Quixadá, um casal passou de motocicleta na frente de uma oficina onde se encontra uma viatura da Polícia Civil para conserto e jogou um artefato incendiário. O proprietário da oficina percebeu o movimento, agiu rapidamente e evitou o incêndio. O ataque ocorreu por volta das 2h da madrugada deste domingo, no bairro Campo Novo.

A agência do banco Bradesco no distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, também foi atingida por um atentado criminoso na manhã deste sábado (6). Segundo a Polícia Militar, homens dispararam contra os vidros e atearam fogo ao estabelecimento por volta das 7h. Ainda conforme a corporação, a ação rápida das viaturas após o ataque possibilitou que não houvesse maiores danos contra o prédio. O fogo já foi controlado.

Desde o início dos atentados até a tarde deste domingo (6), 98 ataques criminosos foram confirmados, 33 municípios registraram ações desse tipo e 110 pessoas foram detidas.

81 linhas de ônibus devem circular hoje na Grande Fortaleza. Ao todo, são 136 veículos.

Os ônibus deixarão de circular hoje entre 13h30 e 15h30. Segundo o Sindiônibus, a medida é por conta da troca do efetivo da polícia que está realizando a segurança dos coletivos.

Ainda não há previsão sobre como será a operação da frota de ônibus amanhã.
Em Jijoca de Jericoacoara, por volta da 1h deste domingo (6), os criminosos incendiaram um estacionamento utilizado pela Prefeitura. Dois veículos, um ônibus e um carro de passeio, foram destruídos pelas chamas. O corpo de bombeiros esteve no local e conteve o incêndio.

Segundo a Polícia, no local havia apenas veículos que não estão mais em uso pela administração municipal, os outros veículos da prefeitura já haviam sido realocados para um local mais seguro devido à onda de ataques que atinge o Estado nos últimos dias.

Compartilhar
09:39
Antiga sede da Prefeitura de Acaraú é incendiada e fica totalmente destruída
Diário Diário
Em Acaraú, uma série de ataques a equipamentos públicos foram registrados na madrugada deste domingo (6). Um estacionamento, a antiga sede da Prefeitura e uma areninha foram alvos dos criminosos.

A primeira ação criminosa atingiu um estacionamento onde se encontravam ônibus escolares da Prefeitura. Os bandidos colocaram fogo nos veículos que estavam no local e pelo menos três ônibus foram destruídos pelo fogo.

A antiga sede da Prefeitura do município também foi incendiada na madrugada deste domingo. O local, que armazenava documentos da gestão municipal, ficou totalmente destruído.

Uma areninha também foi alvo dos criminosos. Um artefato incendiário foi arremessado no gramado do equipamento, mas o vigia do local agiu a tempo de impedir que o fogo se alastrasse. Não foram registrados danos ao equipamento.

Desde a madrugada a Polícia Militar realiza diligência a fim de identificar e prender os autores dos ataques. Ninguém foi preso até o momento.

Copyright © 2019 Você por dentro de tudo. Todos os direitos reservados.
Partner by Joomla Perfect Templates